Prêmio Nacional do Turismo: MTur reconhece as melhores práticas e talentos do setor no Brasil.





“O Melhor de PVH - Terra deBravos Pioneiros”, da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho de Porto Velho (RO), que envolve atrativos arquitetônicos, históricos e gastronômicos da capital rondoniense.

“Turismo de Base Comunitária e Turismo Social” - A categoria consagrou, em 1º lugar, o “Turismo de Base no Quilombo Kalunga”, da Associação Kalunga Comunitária do Engenho II. Desenvolvido em Cavalcante (GO), o projeto trabalha o turismo de base comunitária unindo atrativos naturais e culturais.

Já o 2º ficou com o “Clube Trilheiras de Brasília”, grupo da capital federal composto exclusivamente por mulheres que proporciona a prática de ecoturismo, enquanto o 3º lugar foi para o “Rede BATUC - Turismo Comunitário da Bahia”, da Associação Comunitária de Matarandiba, formado por organizações que atuam no turismo sustentável, responsável e solidário na região.

“Melhoria do Ambiente de Negócios e Atração de Investimentos Privados para o Turismo” - O 1º lugar ficou com o “Inovatur - o 1º Programa de Inovação Aberta para o Turismo do Brasil”, da Secretaria de Turismo de Santa Catarina, que incentiva o uso de tecnologia no setor.

O 2º ficou com  o “RECENTRO - Programa de Incentivos Fiscais para o Centro Histórico do Recife”, da Prefeitura Municipal da capital pernambucana, que incentiva donos de imóveis a investirem na restauração e na preservação de espaços. O 3º foi conquistado pela “Implantação da Sala do Empreendedor”, da Prefeitura Municipal de Camocim (CE), que capacita empreendedores ao turismo, preservando a cultura local.

PROFISSIONAIS - A cerimônia também marcou o anúncio dos vencedores do grupo “Profissionais de Destaque” do Prêmio, escolhidos pela comissão julgadora e, também, por meio de votação popular. A seleção teve 8 categorias, com 3 finalistas em cada uma: Academia; Governo - Dirigentes e Parlamentares; Governo - Técnicos; Iniciativa Privada - Empreendedores de Médio e Grande Porte; Iniciativa Privada - Micro, Pequenos Empreendedores e MEI; Imprensa e Mídias Sociais; Mulheres empreendedoras no Turismo; e Lideranças sociais ou comunitárias de destaque no Turismo.

A premiação ocorreu na forma de troféus, entregues aos vencedores de cada categoria, e de certificados, conferidos aos demais finalistas.

Confira AQUI os Profissionais e as Iniciativas de Destaque vencedoras do Prêmio Nacional do Turismo. E acesse AQUI a galeria de fotos da cerimônia de premiação.

SALÃO - Retomado após um hiato de 12 anos, o Salão Nacional do Turismo, que tem entrada gratuita e espera receber cerca de 20 mil pessoas, ocupa um espaço de 26 mil m² na Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília (DF) abrangendo cinco grandes eixos: Turismo de Natureza, Turismo Rural, Sol e Praia, Turismo Cultural e Turismo de Tendências. A feira também proporciona ao público conferir várias palestras e debates sobre assuntos relacionados à atividade turística, além de atrações culturais, gastronômicos e musicais.

Promovida pelo Ministério do Turismo em parceria com a Secretaria de Turismo do Distrito Federal, a Embratur, o Banco do Brasil, a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), o SESC, o SENAC e o Sebrae Nacional, a 7ª edição do Salão conta com a exposição de diversos segmentos da produção associada ao setor, a exemplo da culinária, do artesanato, da agricultura familiar e de manifestações artísticas, entre outras.

Confira AQUI a programação completa do evento. O horário de funcionamento da feira vai das 10h às 12h, neste sábado, e das 10h às 18, no domingo.


Geilson Costa

Comentários